Em geral as pessoas são induzidas por vendedores e alguns eletricistas a comprar e instalar em suas residências, comércios ou empresas os aparelhos que consomem mais energia, como chuveiros e ar condicionado, em 220V.
Mas acredite, isso é um equívoco TREMENDO!!!!
Na maioria das vezes por falta de conhecimento sobre do assunto as pessoas associam o consumo de corrente, que no aparelho 220V geralmente é menor, a ele ser mais econômico.
O que realmente acontece é que todos os aparelhos ou equipamentos que utilizam energia elétrica obedecem a relação apresentada abaixo.
A Tensão e a Corrente se relacionam para determinar a Potência que o aparelho irá consumir, de forma que mudando qualquer um dos dois a Potência é alterada.
Então o que devemos observar ao comprar um aparelho é a sua Potência, que de fato irá determinar a quantidade de energia que ele irá consumir, independente da Tensão ou Corrente. Isso é o que a concessionária observa para calcular a sua conta de luz.
Na prática podemos comparar o consumo do aparelho que estamos comprando de duas formas, a primeira é observarmos a Potência informada na embalagem. Abaixo temos o exemplo de dois chuveiros, um 127V e outro 220V.
Na prática podemos comparar o consumo do aparelho que estamos comprando de duas formas, a primeira é observarmos a Potência informada na embalagem. Abaixo temos o exemplo de dois chuveiros, um 127V e outro 220V.
A segunda maneira é observar o selo Procel que é emitido conforme testes realizados pelo INMETRO, nele temos mais informações do aparelho inclusive o consumo mensal com base em uma determinada condição de uso. No exemplo a seguir temos a comparação do selo de três chuveiros da mesma marca.
Como foi possível observar nos exemplos acima nas Figuras 4 e 5, os chuveiros 220V (aqui apresentados) consomem mais energia do que os 127V. Então agora você pode estar pensando em nunca mais comprar um aparelho 220V pois eles consomem mais energia que os de 127V.
Errado novamente, pois caso se depare com dois aparelhos um 127V e outro 220V, onde ambos possuem a mesma Potência eles iram consumir a mesma quantidade de energia.
A vantagem dos aparelhos em 220V está na instalação elétrica do seu imóvel, uma vez que estes aparelhos tem uma tendência a ter uma Corrente menor que os em 127V. Com a Corrente mais baixa podemos utilizar fios mais finos, já que quanto mais Corrente para passar no fio mais grosso ele tem que ser. E quanto mais grosso for o fio, será mais caro.
Para esclarecer melhor temos a seguir dois exemplos práticos:
1) Comprando um imóvel cuja instalação elétrica esteja toda em 127V, não vale a pena comprar aparelhos 220V e gastar dinheiro para trocar a instalação existente, desde que o aparelho escolhido possua as duas opções de tensão.
2) Investindo em uma rede elétrica nova em seu imóvel onde tenha disponível ambas as tensões, é interessante avaliar a possibilidade de instalar os aparelhos que consomem mais energia em 220V, como chuveiros e ar condicionado, pois assim temos uma economia na instalação dos cabos elétricos que são mais finos.
Agora, antes realizar a compra de um aparelho pensando em seu consumo, observe sua Potência e não se ele é 127V ou 220V, e não se deixe enganar mais. Na dúvida é melhor contar com a consultoria de um profissional que domine o assunto do que comprar o aparelho errado e gastar com instalação e consumo de energia de forma desnecessária.
Até a próxima!